Biocam participa do 40° Encontro Catarinense de Hospitais

A Biocam participa essa semana em Florianópolis do 40° Encontro Catarinense de Hospitais à convite da Weg, empresa referência em máquinas elétricas, automação e sistemas de energia para indústria. 

Assuntos como saúde 4.0, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), política de segurança aos pacientes, value based care, nova linha de crédito, longevidade, desenvolvimento tecnológico, gerenciamento de informações em compras, cultura organizacional, como gerenciar crises em hospitais e outras questões pertinentes serão discutidas em palestras na programação.

A Feira de Tecnologia, Produtos e Serviços Médico Hospitalares, considerada a maior feira do segmento no Sul do País, com aproximadamente 1.600m², é o espaço onde as empresas expositoras têm a oportunidade de encontrar profissionais da área da saúde para desenvolver negócios, relacionamentos e apresentar novas tecnologias. 

A feira recebe um público altamente diferenciado e o fornecedor encontra oportunidades de negócios; network nacional; interação com os líderes dos hospitais e ampla visibilidade para sua marca. Em 2019 a feira conta com 85 estandes de várias empresas referências no mercado. O evento acontece no Centro de Eventos CentroSul. Saiba mais aqui

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    Tecnologia nos hospitais: eleve o atendimento do seu hospital com tecnologia de ponta

    A tecnologia nos hospitais já é uma realidade não só nos centros médicos, consultórios, clínicas e hospitais, mas também nos serviços prestados fora dos hospitais, com o surgimento de centros de atendimento ambulatorial e de urgência, telemedicina e assistência domiciliar.

    Não há dúvidas de que os hospitais mudaram drasticamente nas últimas duas décadas, mas sabemos que a tendência é que um crescimento ainda mais acentuado de serviços de saúde e de novas tecnologias sejam incorporadas à gestão hospitalar nos próximos anos, à medida que a população envelhece.

    O lado negativo do aumento da longevidade é que os hospitais de hoje em dia estão frequentemente lotados de pessoas idosas com múltiplas doenças crônicas que não podem ser tratadas adequadamente em casa ou em qualquer lugar, apesar dos esforços.

    É perceptível o esforço de muitas instituições em se adaptar a nova era digital procurando implementar tecnologia nos hospitais que ofereça um melhor atendimento, levando cada vez mais serviços a ambientes ambulatoriais, onde os pacientes podem ser tratados com mais conveniência e em menos tempo.

    Integração de cuidados de saúde

    Os hospitais devem acompanhar essas mudanças através da implementação de tecnologia nos hospitais e devem refletir isso através dos cuidados de saúde que serão entregues. É por isso que, com exceção dos serviços de maternidade e pediatria, os hospitais estão se tornando unidades de tratamento intensivo, tratando de pacientes com trauma e emergência e aqueles que precisam de cirurgias e outros cuidados avançados e altamente qualificados.

    Infelizmente, é comum que os que estão chegando ao fim da vida passem seus últimos dias ou semanas em um hospital, prolongando o sofrimento para o paciente e para a família. Embora os cuidados paliativos e domiciliares sejam preferidos, muitas vezes não é uma opção para tratar algumas condições médicas nem um custo que muitas famílias possam dispender.

    Curiosamente, o movimento de serviços clínicos fora do hospital e os investimentos em expansão ambulatorial em comunidades onde os sistemas de saúde anteriormente não tinha uma presença podem realmente levar a aumentos nas internações hospitalares.

    À medida que os sistemas de saúde aumentam seu atendimento ambulatorial, eles entram em contato com uma base de pacientes inteiramente novas, alguns dos quais necessitarão de cuidados integrados que só podem ser prestados em um ambiente hospitalar. Soluções de big data e cloud computing também transformarão a saúde e levarão os hospitais para outro patamar.

    Leia também sobre saúde 4.0 e entenda o que muda nessa nova era digital.

    Evoluções para o paciente

    A tecnologia da informação desempenha um papel importante na evolução do sistema de saúde humano. Onde quer que você olhe nos hospitais, existem vários dispositivos tecnológicos que funcionam de forma simplificada com o objetivo de apoiar a vida humana e ajudar pacientes enfermos a se recuperarem novamente.

    Quando falamos em tecnologia nos hospitais vemos que a inteligência artificial e o IoT serão usados para transformar todo o conceito de atendimento ao paciente. Essas evoluções trazem automação em tempo real, padronização dos processos, melhoria na eficiência operacional e redução de custos a longo prazo.

    A tecnologia  também melhorou os cuidados de saúde do ponto de vista do paciente. Algo tão básico quanto o uso de dispositivos portáteis e conectados por médicos e enfermeiros, por exemplo, tem o potencial de transformar o atendimento ao paciente.

    A capacidade de agrupar resultados laboratoriais, prontuário eletrônico do paciente, registros de sinais vitais e outros dados críticos e histórico do paciente em uma plataforma centralizada aumentou o nível de cuidado e eficiência de um paciente no sistema de saúde.

    Hospitais com tecnologia de ponta

    Certificar-se de que os hospitais estão equipados com todos os avanços tecnológicos necessários pode custar um investimento inicial alto à princípio, mas as complicações ou problemas decorrentes de erro humano são reduzidos significativamente.

    Embora nada possa substituir os profissionais de saúde reais em sua linha de trabalho, há certas tarefas que você pode automatizar para facilitar o dia a dia. Isso pode ajudar a resolver vários problemas que enfrentamos hoje, como equipe médica insuficiente,  especialmente em relação ao impacto na qualidade dos cuidados de saúde recebidos pelos pacientes.

    O uso da tecnologia digital e da saúde virtual podem ajudar a indústria a gerenciar esses desafios nos ambientes hospitalares. Uma série de novas tecnologias está ajudando a levar elementos do atendimento ao paciente de médicos para máquinas e para os próprios pacientes, permitindo que as organizações de saúde reduzam os custos e a intensidade do trabalho.

    A saúde virtual refere-se ao uso de tecnologia de ativação – como vídeo, aplicativos móveis, mensagens com base em texto, sensores e plataformas sociais – para fornecer serviços de saúde de maneira independente.

    Comunicação wireless

    As mensagens instantâneas e o uso de walkie talkies não são novidades, mas foram introduzidas recentemente nos hospitais. Elas substituem o uso de métodos tradicionais, como alto-falantes e pagers, aumentando assim a eficiência e a comunicação da equipe.

    Todas as informações importantes são comunicadas na velocidade da luz, o que é fundamental para salvar vidas, economizar tempo e dinheiro.

    Com a ajuda da tecnologia nos hospitais, você pode obter o seu diagnóstico a partir do conforto da sua própria casa e só chegar ao centro para necessidades urgentes, reduzindo o tempo necessário para o diagnóstico e acelerando a capacidade do pessoal médico para responder a emergências.

    Telemedicina

    Nas áreas rurais, onde as pessoas não têm acesso à mesma tecnologia e benefícios que existem nas cidades, a telessaúde e a telemedicina estão criando um grande impacto. Um estudo recente mostrou que as Unidades de Terapia Intensiva equipadas com recursos de Telessaúde permitiram que os pacientes melhorassem 20% mais rápido.

    Essa tecnologia de telessaúde não é apenas mais eficiente, mas também é mais econômica tanto para o empregador quanto para o funcionário, já que ele não precisa sair do escritório para um centro de atendimento primário, eliminando assim a necessidade de transporte e a perda de horas de trabalho produtivas.

    Conclusão

    Todos nós reconhecemos que a evolução é uma parte natural do setor de saúde. Com o passar do tempo, alguns hospitais serão reduzidos, enquanto outros serão convertidos em centros ambulatoriais ou em centros especializados.

    Certamente, haverá algumas instalações subutilizadas que serão forçadas a fechar. Mas, como mostra a nossa história, a maioria se ajustará a tecnologia nos hospitais em mudança de suas comunidades e continuará a missão de oferecer mais saúde aos pacientes.

    Você já começou a transformação tecnológica no seu hospital? O que falta implementar? Deixe um comentário com suas considerações abaixo!

    Fontes:

    The Evolution of Hospitals – Northwell Health

    The Top 5 Technologies Being Used in Hospitals and Clinics Today – TMC Net

    [avs_toc]

      Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

      Software médico: como ele pode ajudar sua clínica?

      Procedimentos médicos, exames laboratoriais, tratamentos para os pacientes; todos os aspectos referentes às rotinas da medicina tiveram uma evolução muito significativa ao longo do tempo. E em relação à administração não foi diferente.

      Dentre as últimas novidades que surgiram para facilitar tanto a dinâmica de clínicas e consultórios quanto a vida dos pacientes, podemos destacar os sistemas médicos.

      Continue lendo o artigo e entenda as principais características desses sistemas para clínicas e como suas funções otimizam a gestão para profissionais ligados à área da saúde.

      O que é um software médico?

      Esse tipo de programa médico é um sistema ou aplicativo informatizado específico para clínicas, consultórios e outros locais que prestam atendimentos para cuidados de saúde.

      Os softwares mais antigos foram projetados para funcionar a partir da instalação em computadores, sem o uso da internet. Hoje em dia, esses sistemas possuem funcionamento híbrido, ou seja, podem ser operados online e também offline.

      Além disso, esses sistemas para clínicas médicas têm a função de sincronizar os dados coletados através da nuvem, compartilhando informações entre máquinas diferentes.

      Apesar de toda tecnologia empregada nesses programas, eles devem ser bastante intuitivos. E mesmo que haja qualquer dúvida, os próprios sistemas contam com orientações para os seus usuários, tanto nas telas operacionais quanto através de suporte humano oferecido pela empresa desenvolvedora.

      Funcionalidades de um software médico

      Os sistemas para administração médica vão muito além dos prontuários eletrônicos e agendamento de consultas. Cada empresa fornecedora oferece um software diferente, com funcionalidades diversas, mas é importante observar algumas funções essenciais, como essas serão explicadas logo abaixo.

      Agenda médica

      Essa função é bastante simples, mas pode economizar um bom tempo dos atendentes, pacientes e também dos médicos.

      A agenda é sincronizada e pode ser alterada por todos que tenham acesso a ela, inclusive pelo celular. Caso haja algum imprevisto, o médico pode cancelar sua agenda ou incluir horários extras.

      Há também a opção de oferecer agendamento online para pacientes, que contam com a comodidade de escolher o melhor horário dentre aqueles disponíveis, sem precisar esperar atendimento por telefone.

      A fila de espera é outra funcionalidade muito útil para os profissionais que possuem agenda cheia. Os pacientes que aguardam um horário podem se cadastrar e serem avisados no momento em que houver uma brecha na agenda por desistências ou outros motivos.

      Prontuário eletrônico

      Um prontuário administrado através de um sistema para clínicas garante a possibilidade de definir protocolos de atendimento de acordo com cada especialidade médica.

      Além disso, ele pode facilitar a triagem, o compartilhamento de dados com os pacientes e acessar dados integrados com um receituário online integrado com paciente.

      Gestão financeira

      Gerenciar as finanças de uma clínica ou consultório médico é essencial para manter o controle de todos os recursos financeiros essenciais para o funcionamento da instituição.

      Alguns dados de controle financeiro que um bom sistema médico deve oferecer são:

      • Contas a pagar e a receber
      • Cálculo automático para repasses médicos
      • Emissão de notas fiscais
      • Balancete contábil
      • Faturamento TISS
      • Controle de estoque

      Marketing e relacionamento com os pacientes

      Manter uma relação com pacientes pode ser uma tarefa muito trabalhosa quando não há uma automação para facilitar todos os processos.

      Um sistema para clínicas deve contar com funcionalidades como, por exemplo, envio de pesquisas de satisfação, mala direta para marketing de conteúdo e relacionamento, lembretes de aniversário, dentre outras.

      Também é preciso ressaltar a importância da opção de lembrete de consulta. Como é bastaste comum a situação em que o paciente esquece que tem um horário marcado, um aviso automático por mensagem de texto lembrando a data e a hora do atendimento evita em 30% casos de não comparecimento.

      Como adquirir um bom software médico

      Além de todas as funcionalidades que fazem a diferença na dinâmica administrativa de uma clínica, um bom aplicativo médico deve garantir outro ponto essencial em qualquer tipo de atendimento de saúde: o total sigilo e segurança das informações.

      Por isso, é fundamental observar antes de adquirir um software se ele possui alguns requisitos, como esses que serão descritos a seguir.

      Padrão internacional de segurança

      A tecnologia de criptografia de ponta a ponta, a mesma utilizada em grandes instituições financeiras, deve seguir os padrões internacionais de segurança – HIPAA – ou a lei de responsabilidade de provedores de saúde.

      A certificação de segurança SSL no site também é uma característica importante e que deve ser sempre considerada.

      Restrições de acesso

      O sistema deve ser seguro e não deve permitir nenhum meio de acesso de pessoas não autorizadas. Além disso, é muito importante que o software permita a configuração de diferentes tipos de acesso dos usuários, além de restrição de acesso aos prontuários por usuários que não são profissionais da saúde.

      Registro de atualização e acessos

      Outra função importante é o registro de todas as alterações e inclusões de informações que são feitas dentro da plataforma.

      Se o sistema registra qual usuário fez cada modificação, isso certamente ajudará a manter o aplicativo mais seguro e controlável.

      Backups automáticos

      Essa característica é fundamental para garantir que nenhum dado será perdido, mesmo em caso de falta de energia ou falha de computadores.

      Servidor altamente seguro

      Ter a melhor tecnologia de segurança garante que o sigilo médico-paciente seja sempre respeitado, assim como mantém os dados financeiros da clínica protegidos de possíveis ameaças.

      A implementação de segurança na nuvem através de infraestruturas robustas como da Amazon Web Services (AWS), que é utilizado por grandes corporações, é um aspecto que deve ser levado em consideração.

      Uma ótima opção que oferece um software médico de alta qualidade, que conta com essa tecnologia de segurança – a mesma adotada pelos Bancos – é o sistema da Shosp.

      Para tornar a modernização dos ambientes da área da saúde completa, é preciso investir em um software para clínicas altamente eficaz e que ofereça um atendimento mais satisfatório para todos.

      Confira todos os detalhes sobre as funcionalidades do software médico da Shosp, entenda melhor como esse sistema pode transformar toda a dinâmica da sua clínica e faça um teste grátis para conhecer melhor os benefícios.

      Guestpost produzido por Rodolfo Canedo, CEO da Shosp.

      [avs_toc]

        Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos