Monitoramento de Produtos Farmacêuticos: Portaria 802/98 da Anvisa

Os produtos farmacêuticos necessitam de um monitoramento constante, seja durante o transporte ou a armazenagem. Quando falamos de monitoramento dos produtos farmacêuticos, um dos itens mais importantes é a temperatura. 

A distância do trajeto, duração do deslocamento, quantidade de volumes, carregamento e descarregamento dos produtos pode interferir na eficácia de um medicamento devido à oscilação da temperatura. 

A Anvisa, com o objetivo de regulamentar aprovou a revisão da Portaria 802/98 para garantir a qualidade dos medicamentos pelas distribuidoras e transportadoras. A revisão da Portaria visa prover maior controle e rastreabilidade na cadeia, de forma a garantir a qualidade dos medicamentos durante as etapas de distribuição, armazenamento e transporte. 

Conforme descrito no artigo 2, essa lei se aplica às empresas que realizam atividades de distribuição, armazenagem ou transporte de medicamentos. 

Segundo artigo 7, as empresas envolvidas na atividade de distribuição devem se abastecer exclusivamente de medicamentos adquiridos diretamente das empresas detentoras do registro e devem fornecer apenas às empresas autorizadas e licenciadas à dispensação de medicamentos. 

Outras disposições sobre a Portaria você pode consultar aqui

Garantia da Qualidade e Boas Práticas

Uma novidade da proposta é a implementação do Sistema Garantia da Qualidade e princípios de Boas Práticas na distribuição e transporte de produtos farmacêuticos, o que mostra um grande avanço na gestão da qualidade e controle da temperatura.

Essa mudança é importante para o Brasil, pois os processos de armazenamento, distribuição e transporte de produtos farmacêuticos estão presentes desde o fornecimento da matéria-prima até a distribuição do produto acabado. Isso significa que, todas as etapas que envolvem a cadeia produtiva e de distribuição devem cumprir todas as legislações, para manter a eficácia e qualidade dos medicamentos para o consumidor final.

Nesse processo, o farmacêutico tem a responsabilidade de garantir o correto gerenciamento da logística de transporte e distribuição de medicamentos.

Ou seja, ele tem o importante papel de fazer a legislação sanitária ser cumprida, liberar produtos aos estabelecimentos apenas licenciados por órgãos sanitários, manter o manual de boas práticas de distribuição e armazenagem, além de supervisionar as etapas de recebimento, armazenagem e expedição dos produtos farmacêuticos.

Solução de monitoramento de temperatura de produtos farmacêuticos

O I-Vigilant é um sistema de monitoramento desenvolvido pela Biocam que oferece essa qualidade, uma vez que é precisa no monitoramento de temperatura.

Em caso de qualquer irregularidade, o sistema envia um alerta por e-mail, SMS, What’s App, Telegram ou até mesmo impresso com assinatura digital. É possível programar o envio de relatórios estatísticos, medições agrupadas para acompanhamento constante. O sistema funciona 24 horas por dia. 

A tecnologia monitora precisamente a umidade, temperatura, pressão atmosférica e abertura de portas. Também é possível monitorar o CO2, luminosidade e poeira em um único software. Veja mais sobre o I-Vigilant aqui.  

Benefícios da Portaria 

  • Avanço na cadeia de distribuição, armazenagem e transporte de fármacos.
  • Criação de sistemas de qualidade internos nas empresas envolvidas
  • Introdução dos requerimentos de Qualificação e Validação
  • Diretrizes claras de boas práticas

Você monitora a temperatura dos fármacos? Entre em contato para saber da nossa solução. 

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    Biocam participa do 2º Encontro Científico BEB neste final de semana

    Encontro visa promover discussão sobre endoscopia bariátrica entre médicos nacionais e internacionais

    Biocam participa do 2º Encontro Científico BEB – BARIATRIC ENDOSCOPY BRAZIL nos dias 20 e 21 de setembro. O evento visa trazer mais informação sobre endoscopia bariátrica e promover uma discussão entre especialistas nacionais e convidados internacionais. Mais de 150 médicos participarão do evento. 

    A Biocam irá participar hoje (20/09) e sábado (21/09), das 08h às 18h com a exposição do SICO 2 e fará uma demonstração do equipamento em 3 salas cirúrgicas. O SICO 2 é um sistema capaz de insuflar apenas o gás CO2 nos exames, reduzindo o desconforto do paciente.

    O sistema possui um fluxômetro de precisão, calibrado para trabalhar com baixa pressão, garantindo o fluxo necessário para o exame sem causar danos ao endoscópio.

    Benefícios do SICO 2

    • O CO2 é naturalmente absorvido pelas células do sangue e a excreção realizada na expiração.
    • Estudos realizados mostram que não existe retenção de CO2 no paciente, sendo dispensável o uso de capnógrafo.
    • Diminui de 24 horas para 2 horas o desconforto pós-exame.
    • Otimiza o tempo dos processos da equipe de enfermagem.

    Conteúdo Programático do Evento

    • Procedimentos Endoscópicos para Tratamento da Obesidade
    • Balão Intragástrico
    • Gastroplastia Endoscópica
    • Revisão de Endosutura Gástrica
    • Tratamento Endoscópico de Refluxo pós-bariátrico
    • Tratamento Endoscópico da Diabetes
    • Plasma de Argônio

    Convidados Internacionais do Evento

    Dr. André Teixeira – Orlando, Estados Unidos da América / Orlando Health
    Dr. Gontrand Lopez Nava – Madri, Espanha / Madrid International Bariatric Endoscopy
    Dr. Harris Khwaga – Oxford, Inglaterra / IBC – International Bariatric Club – University of Oxford
    Dr. Marco Silva – Porto, Portugal / Universidade do Porto
    Dr. Natan Zundel – Miami, Estados Unidos da América / International Flórida University

    Sobre a Endovitta

    O Instituto EndoVitta é uma organização médica, com foco no combate da obesidade adulta e infantil. Tem como objetivo o bem social e busca o melhor tratamento médico para cada paciente e sua patologia. 

    Oferece uma infra-estrutura que dá todo o suporte necessário para o melhor resultado possível no tratamento. Conta com uma equipe médica, altamente qualificada e atualizada no constante desenvolvimento da medicina moderna e nas pesquisas clínicas e científicas em nível mundial.

    Tem um corpo clínico composto de todas as especialidades necessárias e vinculadas ao tratamento do paciente, facilitando o desempenho do mesmo para obter o resultado desejado com o tratamento.

    Para se inscrever, acesse aqui. Confira também o conteúdo programático completo

      Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

      Painel de gases medicinais facilita dia a dia nos hospitais

      A maioria das pessoas pensa no sistema de painel de gases medicinais como o oxigênio que é bombeado para pacientes em cirurgia ou em seu leito no hospital. Na verdade, existem vários gases que compõem o sistema de gás medicinal, incluindo os gases de anestesia da sala de cirurgia.

      O sistema de gás medicinal é regulado para trazer mais alívio aos pacientes. É indispensável que ele seja corretamente manipulado por profissionais especializados, seguindo as diretrizes e regulamentos para que o paciente permaneça livre de riscos.

      De acordo com a CBC News, as primeiras mortes registradas por conexão cruzada de gás medicinal ocorreram em um antigo Hospital Geral de Sudbury, no Canadá, em 1973. O resultado deste trágico evento foi a evolução de um código que requer verificação de terceiros e certificações posteriores que garantam a total segurança de uso, minimizando chances de erros.

      Inspeção profissional

      A maioria dos hospitais contrata inspetores terceirizados para verificar todos os elementos de seu sistema para confirmar se o painel de gases medicinais está funcionando corretamente com o objetivo de manter os pacientes e a equipe em segurança e atender aos padrões estabelecidos pelas organizações reguladoras. Não realizar uma inspeção de gás medicinal periodicamente pode arruinar a credibilidade de um hospital.

      O painel de gases medicinais (ou regulador de parede) para nitrogênio, ar medicinal, dióxido de carbono (CO2) e ar de instrumentos (ar de laboratório) são mais comumente usados ​​para controlar a pressão em equipamentos médicos, quebras pneumáticas e ferramentas cirúrgicas. 

      O nitrogênio e o ar de instalação servem como um uso similar e são considerados um gás de suporte para ferramentas e equipamentos, o ar medicinal é apenas para uso do paciente.

      Alarmes no painel de gases medicinais

      Os painéis e sistemas de alarme da área de gás da Biocam são projetados com tecnologia de ponta para oferecer o máximo em segurança e confiabilidade.

      Os alarmes de gás medicinal são usados ​​para fornecer informações e avisos à equipe médica e de engenharia sobre o fornecimento de gases medicinais fornecidos por uma fonte central (coletores, instalação de ar comprimido etc.) e canalizados até o ponto de uso.

      O sistema de gerenciamento de alarmes permite o monitoramento abrangente do seu sistema de suprimento de gás medicinal.

      O objetivo do sistema de alarme de gás médico é notificar a equipe técnica e a equipe clínica de que uma ou mais fontes de suprimento dentro de um sistema não estão mais disponíveis para uso e, neste caso, é necessário tomar alguma providência.

      O sistema consiste em uma série de componentes separados que se comunicam via linha de dados. Cada componente é projetado para uma tarefa específica e é capaz de processar os sinais necessários do sistema.

      Benefícios do painel de gases medicinais

      • Organização na beira do leito
      • Aumento da produtividade
      • Melhor apoio clínico e assistencial
      • Mais segurança dos pacientes
      • Eficiência nas operações
      • Aviso em caso de falha ou escassez

      Solução moderna de painel

      A Konek é um sistema de painel que oferece mais facilidade e organização na beira do leito. É possível fixar o painel de gases medicinais e outros materiais e equipamentos de maneira personalizada e de acordo com seus objetivos e necessidades. 

      O sistema de organização na beira do leito vem com barras simples ou duplas, régua com trilhos que podem vir na horizontal ou vertical, onde é possível adicionar outros suportes como monitor, soro, bomba de infusão, cesto e porta prontuário.

      O diferencial do Konek é que ele oferece um painel de gases medicinais elétrico dispostos de forma ergonômica, o que permite melhor controle e distribuição dos equipamentos. 

      Permite o gerenciamento de equipamentos e acessórios de forma organizada através dos trilhos, otimizando o espaço para mais conforto de pacientes e equipe médica. São modulares, podendo ser usados na vertical ou horizontal. Além disso, possui abertura basculante ou lateral para facilitar a manutenção.

      A régua de gases extensora possui 1 entrada e 3 ou 5 saídas, ideal para ampliar a distribuição de gases de acordo com a necessidade do ambiente. Facilidade de adaptação ao monotrilho em alumínio. O Konek faz com que o ambiente de tratamento seja clinicamente funcional oferecendo um atendimento mais completo e confiável.

      Quer conhecer mais sobre a Konek? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas ou solicite um orçamento!

      [avs_toc]

        Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

        BIOCAM é uma das finalistas do Desafio IoT 2019

        Foram 30 dias para apresentar soluções aplicadas e inovadoras de IoT

        A Biocam participou do Desafio IoT 2019, concebido para impulsionar uma ação consistente de empreendedorismo em Internet das Coisas. Foram 30 dias de exposição de propostas de inúmeras empresas que apresentaram soluções inovadoras de IoT e a Biocam foi uma das 10 melhores soluções selecionadas.

        Agora, o próximo passo é levar a apresentação ao Technology HUB 2019, no Fórum Brasileiro de IoT para concorrer ao prêmio final em dinheiro, que visa estimular a implementação dessas tecnologias e avanços no segmento. 

        Neste próximo Fórum, que acontece dias 17 e 18 de setembro, Rogério Ulbrich, CEO da Biocam e desenvolvedor da solução apresentará suas ideias de IoT na saúde e hospital 4.0

        Desafio IoT

        Nesta iniciativa conjunta entre o ITS (Instituto de Tecnologia de Software e Serviços), CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Fórum Brasileiro de Internet das Coisas, procurou-se enfatizar a capacitação das equipes, tanto tecnicamente (redes, segurança, frameworks, tecnologia de comunicação, interoperabilidade, anatomia de objetos, potenciais aplicações), como técnicas de geração de ideias e desenvolvimento de projetos.

        Technology Hub

        A IOT Latin America cresceu e, em 2019, se transformou em uma nova plataforma de tecnologias: a Technology Hub Brasil. Um evento B2B trazendo a convergência de tecnologias disruptivas e apresentando relevantes fornecedores e líderes do setor, além de influenciadores digitais, que ao longo de 2 dias, discutirão as últimas tendências e potencialidades que afetam diferentes verticais da indústria.

        Mais do que uma feira, um hub de soluções para um mundo complexo, competitivo e com muitas oportunidades de negócios.

        Venha participar do evento e descobrir o que a IoT pode fazer pelo seu hospital! Inscreva-se aqui

        Serviço

        Fórum Brasileiro de IoT
        Data: 17 e 18 de setembro
        Local: Pro Magno Centro de Eventos – Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo
        Horário: 11h às 20h

        [avs_toc]

          Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos