A edição da SBAD desse ano será online, participe!

A partir de amanhã (21/11) até quarta-feira (25/11) estará acontecendo a edição XIX da SBAD. O evento acontece todos os anos e conta com diversas palestras, mesas redondas, simpósios e debates importantes do segmento de Gastroenterologia.

Uma das medidas importantes para evitar o contágio durante esta pandemia é evitar aglomerações. Por esta razão, foi decidido pela organização da SBAD juntamente de seus parceiros FBG, SOBED e CBCD que o evento será realizado no formato digital para o bem de todos.

Links e informações importantes

Saiba mais do evento aqui.

Ainda dá tempo, faça sua inscrição para participar aqui.

Para conferir a programação completa do evento deste ano, clique aqui.

Como Melhorar a Automação Hospitalar?

A inteligência artificial é capaz de revolucionar um hospital. Um dos benefícios mais importantes da inteligência artificial ​​é a automação hospitalar que, muitas vezes passa despercebida. 

O uso de equipamentos hospitalares e softwares para automatizar tarefas básicas em operações e administração pode resultar em melhor experiência do paciente, qualidade de serviço e custos mais baixos.

Os avanços da inteligência artificial e no aprendizado de máquina estão gerando mudanças importantes na forma como a tecnologia é aplicada no cotidiano da saúde. À medida que profissionais e líderes de negócios e de TI trabalham para melhorar os resultados clínicos e a tecnologia nos hospitais, a experiência do paciente e as operações do hospital, é fundamental compreender as oportunidades que essas tecnologias emergentes apresentam.

Por meio da inteligência artificial e o aprendizado de máquina, os computadores são ensinados a reconhecer padrões em dados não estruturados, transformando-os em dados estruturados de uma maneira que a automação hospitalar se torna possível.

Nos próximos dois a três anos, inovações em áreas como registros eletrônicos de saúde (EHR), ciclo de receita e operações permitirão a inteligência artificial em todo o sistema de saúde. Além disso, ela será integrada ao fluxo de trabalho clínico em ferramentas existentes, como o EHR e sistemas de comunicação e arquivamento de imagens (PACS), capacitando os profissionais com dados em tempo real no local de atendimento.

Veja também como o IoT na saúde pode mudar a forma como seu hospital funciona.

Benefícios da automação hospitalar 

Um dos principais benefícios da automação hospitalar ​​é que ela permite que novos projetos e inovações antes considerados fora do alcance devido a limitações de custo ou tempo possam ser implementadas. 

Se o custo de um novo projeto puder ser reduzido em 50% usando IA para automatizar aspectos importantes, o projeto se tornará possível. E a economia de custos em uma área pode liberar dinheiro para investir em outras áreas. 

À medida que os reembolsos diminuem e os custos da folha de pagamento aumentam, colocar a IA em uso na automação de tarefas e processos básicos pode resultar em melhor qualidade de serviço, uma experiência de atendimento ao cliente mais eficaz, implementações de projetos integradas e custos mais baixos.

Confira também alguns exemplos de IoT na saúde e como ele pode ser implementado em uma variedade de processos e sistemas. 

4 Impactos da Automação Hospitalar 

À medida que essas novas ferramentas são implementadas, ter a infraestrutura certa para dar suporte à computação de alto desempenho – rápida, confiável e capaz de lidar com muitos dados – é fundamental. Fora da radiologia, a automação hospitalar pode ter um grande impacto em muitas áreas operacionais e administrativas. Confira alguns exemplos abaixo!

Dados mais rápidos para enriquecer EHRs 

Os fornecedores estão trabalhando para modernizar os recursos dos EHRs e demais dispositivos de IoT para gerar e extrair dados o mais próximo possível do tempo real por meio de novas interfaces de programação de aplicativos e novas maneiras de aproveitar os dados. 

Esses esforços podem reduzir a frustração do médico e melhorar o atendimento ao paciente, pois os profissionais obtêm as informações de que precisam na hora certa e no ambiente certo.

Ordenação aprimorada 

Um dos processos mais demorados para os médicos é o processo de pedido dentro do EHR. Dez anos atrás, um médico podia rabiscar um pedido em um bloco de receitas em segundos, em comparação com os vários cliques necessários para concluir um pedido agora. As tecnologias preditivas e a IA na automação hospitalar podem causar um impacto real para aumentar essa eficiência.

Faturamento mais inteligente 

Os pagadores estão trabalhando para automatizar a tomada de decisões, como pré-autorizações, usando aprendizado de máquina. As implantações de IA em aplicativos de ciclo de receita podem ajudar as organizações a gerar contas mais rapidamente, apresentando contas aos pacientes e familiares antes de deixarem o hospital ou consultório. Isso é crítico, por exemplo, em planos de saúde com alta franquia e com pagamentos maiores aos pacientes.

Equipe adaptável 

Os sistemas de saúde estão começando a usar o aprendizado de máquina para ajustar a equipe para dar suporte aos volumes flutuantes de pacientes no departamento de emergência e reduzir o tempo de espera em serviços ambulatoriais. 

Aproveitando os dados históricos de várias fontes, as organizações podem entender quando contratar funcionários para lidar com um fluxo de pacientes para a próxima temporada de gripe ou aumentar a equipe de suporte durante o clima quente para garantir uma experiência tranquila do paciente na sala de emergência.

É claro que a automação hospitalar tem um vasto potencial para as organizações de saúde inovarem, o céu é o limite e as implementações já estão começando em vários setores e a tendência é crescer cada vez mais.

Conheça nossos produtos que trabalham para oferecer essa automação! Entre em contato pelo whatsapp e veja o que podemos fazer por você (19) 99978-9771.

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    Saúde 4.0: O que é e porque começar a aplicar?

    Com o avanço da tecnologia, as rotinas de clínicas, hospitais e centros cirúrgicos estão mudando consideravelmente. Com o tempo, a digitalização e os processos de inteligências artificiais tomaram conta da medicina, e daí para frente, o conceito “saúde 4.0” surgiu. 

    Saúde 4.0 segue a mudança da revolução 4.0, que também é chamada de “colaborativa”, ocorrendo em todos os setores da indústria, trazendo desafios para a população que muda sua forma de pensar e viver.  

    Não é de hoje que os seres humanos buscam aumentar a sua longevidade, e a saúde 4.0 possui um aliado interessante para ajudar nesta busca incansável, que pode ser usada na prevenção de doenças através do uso de dispositivo com acesso na internet. 

    Parece muito bom, não é mesmo? Para descobrir mais sobre este conceito, basta acompanhar as informações que juntamos com tanto carinho para vocês. 

    O que é a Saúde 4.0? 

    É a junção de tecnologia e saúde, através da computação pela nuvem e internet nos aparelhos médicos e qualquer outro. O intuito é trazer a melhor experiência, usando celulares, computadores e afins, visando ter melhores dispositivos médicos para prevenir e não remediar as doenças. 

    Alguns recursos dentro da saúde 4.0 estão sendo usados ainda hoje, auxiliando hospitais e clínicas. 

    Qual a importância da saúde 4.0? 

    Possui o objetivo de fornecer os recursos médicos necessários para os pacientes, contribuindo na prevenção de doenças, além de garantir o bem-estar e a qualidade de vida para todos. Isto através da tecnologia, que pouco a pouco está gerando uma revolução focada no tratamento e na cura das doenças. 

    O uso da internet pode permitir que os sistemas digitais tenham uma qualidade melhor, trabalhando de forma integrada. Os profissionais podem agilizar os processos com a cooperação em tempo real dos equipamentos, assim, até mesmo salvando vidas mais cedo. 

    Um equipamento rápido, fazendo sua função da maneira mais efetiva possível, juntamente de experiência humana, pode mudar o mundo.  

    Sobre os dispositivos médicos 

    A saúde 4.0 possui uma inovação em diversos equipamentos para elevar a qualidade do diagnóstico de doenças, além da recuperação integral. Tais dispositivos são: 

    • Implantes 
    • Equipamentos de radiografia 
    • Curativos 
    • Camas de hospital 
    • Marca-passos 

    A “Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde” já é composta por cerca de 400 empresas que trabalham na produção, importação e distribuição destes produtos e equipamentos. 

    Quais os benefícios da saúde 4.0? 

    Uma preocupação frequente é se os médicos ficariam mais distantes dos pacientes, mantendo aquela distância chata. Muitas vezes precisamos de atenção humana, e ficar sempre ao lado de máquinas ou sem contato com os médicos, pode gerar menos confiança. De fato, seria preocupante, mas se você acredita que o avanço da saúde 4.0 deixaria o contato com os profissionais da saúde ainda mais frio, está enganado. 

    A tecnologia é e sempre foi uma forte aliada no atendimento humano, que é um dos objetivos de toda instituição médica que deseja entregar o melhor serviço aos pacientes. O contato entre paciente e médico gera mais tranquilidade. Muitas vezes, a saúde daquela pessoa está comprometida, e a conversa real com um médico pode aliviar as preocupações. 

    Com um dispositivo de gestão, com a função de agilizar todos os processos, o acesso às informações do paciente, o tempo da consulta destinado para investir em uma relação harmoniosa é muito maior. O profissional poderia passar mais tempo com o paciente, sem precisar gastar minutos ou horas com pastas de papel. 

    Com atendimento bom, agilidade, tratamentos eficazes, diagnósticos precisos, qualquer um ficaria mais seguro, o que é excelente. A adição da tecnologia não significa distância humana, mas sim, uma aproximação com recursos mais rápidos e precisos. 

    Como incluir a saúde 4.0 na sociedade? 

    Com a chegada deste novo fenômeno, todas as instituições precisam se preparar ao máximo para a adaptação, afinal, a fase de mudança dos procedimentos manuais para os digitais causa impactos diretos nos métodos e equipamentos normais. São positivas e trazem muitos benefícios, com tratamentos mais eficientes e aumento da produtividade. 

    Ela está revolucionando a medicina, com recursos como IoT na saúde (internet das coisas), inteligência artificial e cloud computer. Este grande conceito representa a junção definitiva entre tecnologia e saúde, disponibilizando diagnósticos mais precisos, maiores chances de recuperação do paciente e melhorias consideráveis em sua qualidade de vida. 

    Softwares Médicos 

    É possível ter toda visualização de dados de qualquer paciente, de forma rápida, precisa e por meio de aparatos eletrônicos como celulares, tablets ou notebooks e softwares médicos. Esta vantagem se dá pelo uso dos sistemas de gestão hospitalar e prontuários eletrônicos. 

    Assim, caso ocorra alguma emergência, o médico pode tomar uma decisão mais rápida e com maiores chances de acerto. Nas consultas normais, verificar o histórico do paciente fica mais fácil, garantindo um diagnóstico eficaz e preciso. 

    Guest post produzido pela Up Sites.