Como a tecnologia está mudando os rumos da odontologia

Nas últimas décadas o desenvolvimento da tecnologia tem crescido de forma exponencial, e os benefícios têm abrangido as mais diversas áreas, inclusive, a odontologia.

Os frutos desse avanço tecnológico têm se mostrado efetivos e convenientes, tanto para os pacientes quanto para os consultórios, que agora podem desfrutar de uma maior facilidade, agilidade e modernização dos processos e atendimentos.

Novos procedimentos e novas tecnologias

Muitos pacientes, lamentavelmente, ainda apresentam o medo de ir ao dentista e realizar procedimentos odontológicos, desde a remoção de cáries até o clareamento dental.

No entanto, as novas tecnologias – que têm sido cada vez mais presentes nos consultórios –, podem servir para mudar esse cenário.

1.   Aparelho transparente

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a procura por tratamentos cosméticos tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Essa busca por dentes mais bonitos e alinhados têm resultado em avanços notáveis para a área da dentística, que otimizaram diferentes procedimentos ao longo dos anos.

O aparelho transparente é uma dessas evoluções que proporciona resultados rápidos e mais confortáveis para o paciente.

Além disso, por ser moldado digitalmente em um material invisível, é mais discreto e deixa o paciente mais confortável com a própria aparência durante o período de tratamento.

Utilizado como método para corrigir as anomalias com a mordida, o aparelho ortodôntico transparente pode ser removível. Essa característica facilita a higienização e o uso do fio dental, diminuindo a ocorrência dos típicos problemas de inflamação gengival.

2.   Facetas de porcelana

As facetas de porcelana têm ganhado bastante notoriedade graças às redes sociais e a busca pelo sorriso perfeito e simétrico.

Também conhecida como lente de contato dental, o tratamento para a aplicação de placas ultrafinas de cerâmica, ao redor dos dentes originais, demora apenas três sessões para ser finalizado e proporciona um resultado agradável e indolor.

Essa técnica é utilizada para corrigir as manchas e a tonalidade amarelada, os tamanhos assimétricos e o formato imperfeito dos dentes.

Contudo, cabe ressaltar que apesar de serem tidos como sinônimos e serem procedimentos parecidos, a lente e a faceta são diferentes.

3.   Cirurgia guiada

Esse procedimento tornou as cirurgias de fixação do implante dentário mais fáceis de serem desempenhadas e menos incômodas para o paciente, permitindo que o dentista realize incisões menores e mais precisas no local necessário.

O procedimento consiste na modelagem digital e na confecção de um guia cirúrgico, que será fixado na gengiva do paciente.

Esse molde evita cortes desnecessários que possam dificultar a recuperação, causando dores e aumentando as chances de infecção e sangramentos.

Ferramentas que modernizam o consultório

Mas não são apenas as técnicas de tratamento que têm sido aprimoradas, a tecnologia tem tornado os consultórios cada vez mais modernos, acessíveis e fáceis de ser administrados.

1.   IoT

Também conhecida como Internet of Things – ou internet das coisas –, essa ferramenta é responsável pela troca fácil de informações entre consultórios/clientes e a melhora na conexão entre os dispositivos do próprio escritório.

Por meio desses aplicativos de IoT na saúde é possível lembrar o paciente de um agendamento de consulta, diminuindo as faltas e atrasos, além de possibilitar o envio de prescrições medicamentosas por meio de mensagens no celular ou e-mail.

2.   Softwares de monitoramento

Os softwares de gestão têm sido cada vez mais populares nos escritórios odontológicos. Isso porque eles permitem o controle de todos os setores do consultório e o acesso pode ser feito com aplicativos de celular, tablets ou PC.

Deste modo, com o apoio dessas ferramentas, é possível consultar:

  • Serviço de agenda;
  • Ficha médica dos pacientes;
  • Resultados de exames e laudos;
  • Controlar o setor financeiro;
  • Emitir boletos e realizar pagamento de contas;
  • Organizar estoque, entre muitas outras funções.

Existe uma grande variedade de programas que cabem nas mais diversas necessidades.

Por isso, ainda que seja um consultório pequeno ou uma rede com diversas localidades, esses softwares podem unificar as informações em nuvens e modernizam o gerenciamento do seu negócio, agilizando os processos de atendimento e burocráticos.

3.   CAD

O escaneamento oral é um procedimento que substitui a necessidade dos moldes dentários físicos, à base de gesso, por moldes digitais que são mais precisos e ficam prontos em até cinco minutos.

Possuir este serviço pode ser ainda mais benéfico se usado em conjunto de um bom software de CAD/CAM.

Esse programa poderá disponibilizar o molde do paciente em impressões 3D e ainda pode projetar uma simulação do tratamento que irá acontecer e o resultado final.

Mas, para isso, é necessário que a equipe seja bem treinada e acostumada com o serviço e o programa.

Considerações finais

Deste modo, por meio das diferentes aplicações da tecnologia no cotidiano de clínicas e consultórios é possível conferir ainda mais qualidade aos consultórios, bem como mais segurança nos tratamentos realizados, contribuindo para a qualidade de vida e otimização da rotina dos pacientes.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Tipos de máscaras: quais as melhores contra a covid-19?

Dentre os variados tipos de máscaras disponíveis e comercializados no mercado, o público em geral pode ficar confuso ao decidir a melhor opção. Por mais que muitas vezes o preço influencie na compra final, os consumidores devem ficar atentos ao que dizem os especialistas para comprar uma máscara que seja realmente eficaz e proteja contra a covid-19.

Após mais de um ano de pandemia, a máscara já virou um item fundamental de qualquer pessoa ao sair de casa. Ela é de uso obrigatório em estabelecimentos e até mesmo nas ruas. Desde o surgimento da doença, foram fabricados diversos tipos de máscaras e modelos, estilos e estampas para deixá-las mais atrativas visualmente, como é o caso das máscaras de tecido. Mas, será que ela é realmente eficaz?

Existem algumas regras e cuidados básicos para considerar na escolha da máscara que se refere ao formato, higienização do material e a forma de colocar. Confira abaixo um guia para te ajudar na escolha ideal. 

Tipos de máscaras de proteção 

Máscara de Tecido 

máscara de tecido

Dentre todos os tipos de máscaras essas são as mais populares e as mais baratas, uma vez que podem ser reutilizadas depois de lavadas. A questão é que pesquisas apontam que esse modelo não é tão eficaz assim, ainda mais agora com as novas variantes mais infecciosas. Essa máscara deixa brechas entre a pele e o material, e pode ocorrer contaminação. 

Essa máscara ainda pode ser utilizada, mas por cima ou embaixo da máscara cirúrgica para aumentar a vedação e colocando uma camada extra de proteção. 

A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que as máscaras de pano tenham três camadas de tecido, ou seja, a camada exterior com material resistente à água (polipropileno e/ou poliéster); a do meio de material sintético ou algodão para atuar como filtro, e a interior de material que absorva a água como o algodão. 

Máscara cirúrgica 

máscara cirúrgica

Essas máscaras são descartáveis, portanto não são tão econômicas, mas são muito eficientes e conseguem filtrar partículas menores do que outros tecidos, aumentando a proteção contra covid-19. 

Alguns fabricantes colocam um arame na parte superior que ajuda a ajustar a máscara no nariz e rosto de cada um, vedando melhor. Lembrando que essa máscara deve ter também três camadas de proteção, preferencialmente. 

Máscara N95 

máscara N95

Esse é um dos tipos de máscaras mais seguros para usar segundo a OMS. É utilizada por profissionais da saúde e oferece cinco camadas de proteção que se encaixam no rosto vedando todas as extremidades do nariz, bochecha e queixo. É um pouco mais cara do que as outras opções, mas garante uma excelente proteção. Fique atento aos selos para ver se máscara é original. 

Máscara PFF2 

máscara PFF2

Nos últimos tempos, a PFF2 ganhou mais força por oferecer alta proteção por um valor mais ajustado. Esse tipo de máscara vem com um clipe nasal e adere muito bem ao rosto. 

Ela é indicada para locais mais fechados, como transportes públicos e outros locais aglomerados. Dentre todos os tipos de máscaras essa é uma das mais rígidas e evita que fique raspando no nariz, gerando mais conforto para quem usa. 

Dicas para comprar 

  • Confira se os elásticos prendem atrás da cabeça (e não da orelha).
  • Confira se a PFF2 tem o selo do Inmetro.
  • Se estiver escrito na embalagem que a máscara é lavável, não compre, porque as PFF2 não são laváveis.
  • Se a máscara tem costura de máquina – com linha – não é uma PFF2, porque elas são seladas.
  • A máscara pode ter a nomenclatura (S) ou (SL) na embalagem; isso simboliza a capacidade de reter partículas sólidas e líquidas à base de água (S) ou sólidas e líquidas à base de óleo ou outro líquido diferente de água (SL). Para o coronavírus, a sigla S já é suficiente.

Máscara com válvula 

máscara com válvula

Esse modelo vem com uma válvula que facilita a saída de ar. Porém, essa marca não é indicada e inclusive está proibida em voos, pois se uma pessoa está contaminada ela pode expelir partículas virais e ser um risco para as outras pessoas. 

Máscara de vinil ou M85 

máscara de vinil

A máscara de vinil, ou M85, ficou conhecida por ser um dos poucos modelos transparentes, mas além de não ter uma boa adesão, o material não é capaz de filtrar o ar tanto inspirado quanto expirado. Ou seja, não é uma boa opção. 

Face shield ou protetor facial 

face shield

Essa aqui não é uma máscara na verdade, ela é colocada para cobrir todo o rosto, mas ela não protege as vias respiratórias, portanto, não filtra o ar. Ela só deve ser usada combinada com a máscara e pode funcionar como um aliado na proteção. 

São muito recomendados para profissionais que trabalham em contato com pessoas como vendedores, caixa de mercado e de farmácia, cabeleireiros, garçons, dentre outros. 

Como usar a máscara? 

Primeiramente o importante é se certificar que a máscara escolhida cubra completamente a boca e o nariz. É essencial que nenhuma fresta entre o material e a bochecha fique aberta, por menor que seja, pois o vírus poderá entrar por ali e chegar até as narinas. 

Para verificar a vedação realize esse teste: cubra a maior parte possível da superfície da máscara com as mãos e expire. Veja se o ar está vazando pelas laterais. Você pode também passar um espelho nas laterais e ver se ele embaça. Se embaçar é porque o ar está saindo. 

Uma forma de garantir que a máscara não fique solta é usar uma máscara de pano por baixo ou por cima da cirúrgica para filtrar melhor, ou ainda fazer um pequeno nó no elástico para melhor fixação.

Outra dica importante é nunca encostar na máscara enquanto está usando e sempre retirar pelas alças laterais e higienizar as mãos antes e logo depois de descartar. Evite encostar nos olhos. 

Conclusão 

Agora você já sabe quais os tipos de máscaras mais recomendadas para usar, então fica mais fácil fazer a escolha. Porém, lembre-se que apenas usar máscara não é o suficiente para se proteger do coronavírus. A máscara deve ser utilizada em conjunto com outras práticas de proteção como uso de álcool em gel nas mãos e distanciamento social. Por isso, se possível fique em casa.

Que tal ler nossos outros conteúdos informativos? Clique para ser direcionado!

 

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    Médico online: saiba como funciona e conheça 4 benefícios

    As tecnologias virtuais de comunicação, junto com as inovações da medicina, têm criado novos tipos de relações e práticas que facilitam e aceleram os atendimentos, como a consulta com médico online.

    Para as clínicas que desejam estar sempre atualizadas e ativas no mercado, investir nessas tecnologias é um caminho quase que indispensável.

    Fazer marcação de consultas online ou até realizar atendimentos por meio de vídeos são tecnologias que já chegaram nas clínicas e consultórios mais modernos do País. 

    Para entender melhor como esse tipo de tecnologia com atendimentos médicos online pode se encaixar no seu negócio, continue a leitura!

    Entenda como funciona a telemedicina  

    telemedicina

    A telemedicina nada mais é do que o atendimento médico online, feito à distância. 

    Ela pode ser feita por meio de videoconferências realizadas em computadores, além de celulares e tablets conectados à internet.

    Basicamente, essa é uma tecnologia que já está em uso na maior parte do mundo de forma legalizada e segura para todos. 

    Entretanto, de acordo com o G1, esse tipo de serviço ainda se encontra em fase de aprimoramento e consolidação por parte dos consultórios médicos no País.

    Empresas e instituições de saúde, além dos próprios governos federal e estaduais vêm colocando muito esforço para disseminação da prática, especialmente após a pandemia da Covid-19.

    Para conhecer melhor como a telemedicina funciona na prática, vamos entender suas principais frentes de atuação. 

    Confira!

    Teleassistência

    A teleassistência é o tipo de atendimento médico online em que os pacientes são monitorados em suas próprias casas ou centros clínicos por um médico.

    Neste tipo de consulta, a comunicação com outros profissionais e até mesmo com o paciente acontecem de forma totalmente digital e à distância.

    Basicamente, ela tem o foco de oferecer mais conforto e bem-estar aos pacientes, em especial idosos ou doentes acamados.

    Para que seja eficiente, atualmente existem ferramentas e equipamentos que avaliam em tempo real os sinais vitais e outros parâmetros clínicos dos pacientes.

    Esses recursos ajudam a enviar dados diretamente aos especialistas à distância, facilitando o trabalho do médico online. 

    Teleconsulta

    Como o próprio nome diz, é uma consulta ao médico usual, só que feita à distância.

    Nessa modalidade, o médico possui um prontuário eletrônico online, em que confere as informações do paciente, tira dúvidas e orienta. 

    A teleconsulta proporciona muitos benefícios, tantos para os médicos, tais como:

    •  Ampliar o alcance geográfico das consultas;
    • Atender mais pacientes em um mesmo período;
    • Segurança no uso de dados e informações do paciente;
    •  Redução de custos.

    Teleducação

    Já pensou em ganhar conhecimento prático da sua profissão sem sair de casa? A teleducação oferece isso graças ao avanço das tecnologias.

    Além disso, a democratização e o acesso às informações médicas também foram beneficiadas com essa mudança de comportamento do setor. 

    Desta maneira, os médicos podem se aperfeiçoar fazendo cursos e desenvolvendo novas capacidades profissionais por meio da educação à distância. 

    Emissão de laudos à distância

    Essa é uma das aplicações da telemedicina de maior eficiência, pois permite que médicos e pacientes tenham acesso aos resultados de laudos médicos de forma online.

    Os exames são realizados nas clínicas e laboratórios especializados e o resultado fica disponível em uma página web, onde paciente e médico podem acessar remotamente.

    Aliando a emissão de laudos à distância com as Teleconsultas, médico e paciente podem dialogar sobre saúde com base em dados e resultados concretos.

    Isso resulta em médicos com atendimentos mais eficazes e pacientes mais satisfeitos com os resultados. 

    4 benefícios de conversar com um médico online

    teleconsultas

    Ir até um consultório médico e conversar pessoalmente com o profissional é uma cultura brasileira, de um povo que se sente muito confortável com o “olho no olho”.

    Porém, na prática, é um costume que pode ser moldado, já que as tecnologias que chegam no mercado da saúde permitindo que consultas com médicos online sejam realizadas, sem perder qualidade e atenção no atendimento.

    Os benefícios são muitos e vão ser apresentados a você agora, basta continuar a leitura.

    1. Permite tirar dúvidas simples

    É comum termos dúvidas médicas que são mais simples do que parecem, e podem ser resolvidas em apenas alguns minutos de conversa com o profissional.

    Para os casos mais simples, o ideal para médico e paciente é que a consulta aconteça de forma online. 

    Assim, é possível economizar o tempo do deslocamento, a passagem de transporte ou gasolina, e claro, aproveitar o conforto da sua casa ou consultório.

    2. Amplia a relação entre médico e paciente  

    A relação entre médico e paciente também pode ser aperfeiçoada e até mais próxima utilizando recursos tecnológicos.

    Essa, inclusive, é uma forma fácil e prática de criar uma relação mais estreita com esse profissional, que pode ter acesso às suas dúvidas e condições de saúde de forma muito mais rápida.

    No caso de alguns profissionais, também se torna possível usar o WhatsApp para criar um canal de comunicação direto com os pacientes, facilitando ainda mais o serviço do médico online.

    3. Em tempos de pandemia, evita exposição

    A pandemia do coronavírus nos apresentou um cenário sem precedentes, em que ficar em casa é o mais seguro para todos. 

    Em caso de necessitar passar por consultas médicas, nada melhor do que resolver todos os seus problemas de saúde dentro de casa.

    Se antes da pandemia a regularização da Telemedicina no Brasil andava a passos lentos, no cenário da pandemia essa tecnologia foi percebida como uma aliada importante nos tratamentos médicos. 

    Com esse tipo de prática ativa, mais precisamente em abril de 2020, se tornou possível evitar a circulação por locais onde passam muitas pessoas. Evitando, assim, o risco de ser contaminado pelo vírus.

    A Lei nº 13.989/20, regulamenta de forma oficial o uso da telemedicina no Brasil, principalmente durante o período considerado como “calamidade pública”. 

    Com isso, podemos afirmar que, sim, a telemedicina foi um recurso importante para promoção e controle da saúde nesse momento de pandemia, dentro e fora do Brasil. 

    4. Beneficia pessoas com mobilidade reduzida

    Para quem tem dificuldade de se locomover, como pessoas com deficiência (PCD) ou pessoas acamadas, a telemedicina é um alívio.

    Essa modalidade surge como uma forma de proporcionar atendimento médico de qualidade e com a segurança e conforto que essas pessoas precisam.

    Isso, basicamente, é humanizar e democratizar a saúde para todos os públicos de maneira simples e eficiente.

    Médico Online: atendimento por WhatsApp

    Segundo a Associação Paulista de Medicina (APM), 65% dos médicos se comunicam com seus pacientes via aplicativos de mensagens, como o Whatsapp.

    Os aplicativos de mensagem instantâneas, como o WhatsApp, permitem o envio de textos, áudios e fotos de forma prática, rápida e dinâmica. 

    A única exigência é o sinal de internet ativo.

    Da marcação de consultas online até o atendimento médico online, a Teleconsulta tem se tornado uma ferramenta muito importante para salvar vidas em todo mundo.

    Esse é um tipo de tecnologia na área de saúde que se mostra cada vez mais promissora e um caminho sem volta para as clínicas médicas que desejaem se modernizar e sair na frente do mercado.

    Afinal, faz todo sentido usarmos toda a tecnologia disponível no mercado para levar atendimento médico online e de qualidade para todos, já que a experiência de ter um médico online permite até mesmo que mais vidas sejam salvas.